Com facilidade, Vitória bate Vasco fora de casa e fica próximo de deixar Z-4
Rubro-Negro fica há um ponto de deixar a zona de rebaixamento

Foto: Thiago Ribeiro
O Vitória conseguiu um grande resultado na luta contra a queda para Série C. O Rubro-Negro bateu o Vasco fora de casa por 3 a 0, em confronto disputado na noite desta quarta-feira (10), no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, válido pela 35ª rodada do Brasileiro da Série B. Com resultado, o Rubro-Negro subiu para 18ª posição, com 37 pontos, somente um abaixo de deixar o Z-4. Já o Vasco segue em 9º, com 47 pontos.
A primeira etapa trouxe um Vasco melhor na partida. Apesar de ter feito o gol logo no começo da partida, o Vitória abriu mão de jogar na maior parte dos 45 minutos. O Rubro-Negro focou em jogar no contra-ataque, por uma bola, mas pouco fazia para se escapar da marcação cruzmaltina. O time carioca pressionou na defesa e deu trabalho a defesa do Leão, que conseguiu aguentar o sufoco.
Antes de um minuto de jogo, o Vitória já abriu o placar. Em contra-ataque que começou no meio campo, Marcinho recebeu passe no campo de ataque e marcou um golaço para abrir o marcador em São Januário.
David quase ampliou o marcador aos quatro minutos. O jogador recebeu lançamento em profundidade, disparou e cara cara com Lucão, deu um toque por cima, mas a bola foi para fora.
O Vasco foi respondeu aos nove minutos. Andrey recebeu passe de fora da área e soltou um foguete na direção do gol, e a bola passou perto da trave de Lucas Arcanjo.
Nenê esteve próximo de empatar aos 18 minutos. O meia cobrou falta com categoria por cima da barreira e Lucas Arcanjo foi no cantinho para evitar que a bola entrasse.
O Vasco esteve bem perto de marcar novamente com Nenê aos 33 minutos. O Vitória saiu jogando mal do campo de defesa e o meia ficou com a posse de bola e bateu forte para o gol. O goleiro Lucas Arcanjo tocou com a pontinha dos dedos e jogou para escanteio.
Com o Vasco desorganizado tecnica e taticamente nos minutos finais, o Vitória se fechou defensivamente no campo de defesa e conseguiu segurar o triunfo parcial até a ida para o intervalo
Na volta para o intervalo, o Vitória mais uma vez assustou logo cedo.
Aos três minutos, Raul Prata recebeu com liberdade de fora da área e bateu com muito perigo, rente a trave de Lucão. Quase o Leão fazia o segundo.
No retorno para a segunda etapa, o confronto teve uma queda de qualidade técnica. O Vasco seguia tomando as ações da partida, mas sem demonstrar organização em campo, o que facilitou o trabalho do Vitória, que fechadinho na defesa e em vantagem, não teve tanto trabalho.
Aos 23 minutos, o Leão voltou a rugir mais alto e conseguiu ampliar o marcador. Após cobrança de escanteio para dentro da área, Thalisson Kelven subiu livre de marcação dentro da área e testou firme para o fundo das redes de Lucão. 2 a 0 para o Vitória no jogo.
O Vasco tentou correr atrás do prejuízo aos 25 minutos. Após tabelinha, Andrey entrou dentro da área e soltou uma bomba, mas em cima do goleiro Lucas Arcanjo, que jogou para escanteio.
O Vitória matou o jogo aos 31 minutos. Após Válber falhar feio no bote e deixar a bola passar, David ia ficar cara cara com Lucão, mas foi derrubado pelo zagueiro e caiu dentro da área. Pênalti marcado, que Marcinho só deslocou o goleiro e marcou o terceiro. 3 a 0 para o Leão na partida.
Com o Vasco entregue, o Vitória partiu para cima de mais. Aos 37 minutos, Roberto levantou bola na área do Vasco e a bola sobrou nos pés de Fabinho, que bateu rasteiro, mas parou na defesa de Lucão, que evitou o quarto.
Nos minutos finais, com o resultado já construído, o Vitória abaixou um pouco o ritmo e passou a tocar mais passes e administrar o resultado enquanto esperava o apito final do árbitro que decretou o fim do jogo.
Análise do Vitória na partida
Não foi a melhor atuação, mas sem dúvida o maior resultado que o Vitória teve na Série B. Com a proposta de jogo de atuar fechado por uma bola, no contra-ataque e aos poucos se aproveitando do desespero e desorganização do Vasco em campo, o Rubro-Negro conquistou com facilidade e autoridade os três pontos, que dão a possibilidade real de deixar o Z-4 na próxima rodada.
Há muito tempo que o Vitória não tinha uma proposta de jogo tão eficiente jogando fora de casa. Não por jogar recuado e no contra-ataque, mas por não ter medo de se aproveitar das fragilidades do adversário e arriscar mais no ataque. Quando fez isso, se saiu bem e conseguiu um resultado importante.