Com fator casa e bom retrospecto contra CRB, Bahia duela em busca de uma vaga nas semis da Copa do Nordeste
Tricolor nunca foi eliminado nesta fase da competição e não perde há 19 anos para time alagoano

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia
Chegou o momento mais decisivo para o Bahia na Copa do Nordeste. Neste sábado (17), às 16h, o Tricolor recebe o CRB, em Pituaçu, em Salvador, pelas quartas de finais da Copa do Nordeste. O duelo será disputado em jogo único, sem vantagem do empate para um ou outro. Caso ocorra igualdade no tempo normal, a vaga será decidida em cobranças de pênaltis.
A única vantagem do Tricolor é ter o mando de campo à seu favor, por ter feito ótima campanha na fase de grupos, o que é um bom benefício, já que o time ainda não foi derrotado em Pituaçu com a equipe principal. Pela Copa do Nordeste, disputou quatro partidas no estádio, venceu três e empatou uma.
O rival do Tricolor também fez boa campanha na fase de grupos e até chegou a disputar a segunda colocação do Grupo A com o Tricolor, mas apesar de somar os mesmos 13 pontos, ficou atrás no número de triunfos.
Apenas um desfalque para a partida decisiva
Dado Cavalcanti não terá problemas para mandar à campo a equipe titular, já que o Tricolor tem somente um desfalque, que nem é titular. Trata-se do volante Jonas, que entrou em campo pela primeira vez com a camisa do Bahia no triunfo por 2 a 1 sobre o ABC, na última rodada da fase de grupos. O volante sofreu uma lesão muscular e ficou no departamento médico.
O time que encerrou a fase de grupos deve ser o mesmo. Com isso, a provável escalação deve ser:
Douglas; Nino, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick, Daniel e Thaciano; Rodriguinho, Rossi e Gilberto.
Bom retrospecto em quartas de finais e tabu sobre CRB
Quando o assunto é quartas de finais da Copa do Nordeste, o Bahia tem um bom retrospecto, isso porque o Tricolor nunca foi eliminado nesta fase da competição. Até o momento, foram oito jogos disputados, e oito triunfos. Em 2020, bateu bateu o Botafogo-PB por 3 a 1, em Pituaçu, e seguiu de fase. É importante destacar que desde que a competição foi iniciada (1994), nem todas as edições tiveram essa etapa no regulamento.
Outro aspecto que conta a favor do Bahia para o jogo de logo mais é o longo tabu que tem sobre o CRB. Há 19 anos que o time baiano não sabe o que é perder para o time alagoano. A última vez que isso aconteceu foi em 2002, quando o Galo bateu o Tricolor por 3 a 1, pela Copa do Nordeste daquele ano. Felizmente, para o Bahia, o resultado não influenciou na conquista do caneco naquela edição, sobre o rival Vitória.
Apesar de ter manter esse tabu, o Bahia terá jogo fácil contra o CRB. Além de ter sido um dos melhores times da fase de grupos, o Galo tem tido bom desempenho na temporada, com nove triunfos, um empate e apenas uma derrota por 1 a 0 para o Fortaleza, na rodada de abertura da Copa do Nordeste. Recentemente, o time bateu o Paysandu por 2 a 1 pela Copa do Brasil e avançou a terceira fase da competição. Com isso, o time vai embalado para tentar surpreender o Tricolor pelo Nordestão.