Com gol de Léo Ceará, Vitória bate Juventude no Barradão e encerra jejum na Série B

Rubro-Negro vinha de três resultados negativos na competição e abre provisoriamente boa distância do Z-4

[Com gol de Léo Ceará, Vitória bate Juventude no Barradão e encerra jejum na Série B]

FOTO: Gustavo Castellucci/TV Bahia

O Vitória deu fim ao jejum de três jogos sem vencer, ao bater o Juventude por 1 a 0, em confronto disputado na noite desta terça-feira (15), no Barradão, válido pela 29ª rodada do Brasileiro da Série B. Com resultado, Rubro-Negro sobe para 13ª colocação, com 36 pontos somados, abrindo provisoriamente sete pontos para o Paraná, primeiro time do Z-4, que ainda joga na rodada. Já os gaúchos caem para quinta posição, com 46 pontos somados.

Foram 45 minutos de muito equilíbrio. Com bola no chão, marcação alta no campo defensivo adversário e subidas conscientes ao campo de ataque, Vitória e Juventude fizeram um jogo movimentada e bem jogado no Barradão. O time gaúcho se mostrava uma equipe mais organizada em campo e com mais consciência do que fazer quando tinha posse de bola, mas o Vitória tinha como trunfo maior o fato de ser mais eficiente na finalização de jogadas, mesmo sendo pobre na criação de jogadas.

A primeira boa chance do jogo aconteceu aos sete minutos, quando Capixaba arriscou chute de fora da área, mas viu a bola sair pela linha de fundo.

O Vitória foi mais eficiente na hora de responder. Aos 17 minutos, em contra-ataque em velocidade, Thiago Lopes serviu Léo Ceará dentro da área, que chutou rasteiro na saída do goleiro, abriu o placar no Barradão e chegou ao décimo terceiro gol na Série B.

O gol caiu como um balde de água fira nas pretensões do Juventude na partida. O time demonstrava controlar o jogo inicialmente, mas viu o Vitória começar a se criar no jogo, equilibrar a partida e até ser superior na partida, com boas chances de construir uma boa vantagem antes da ida para o intervalo.

Vico teve ótima oportunidade para ampliar aos 40 minutos em novo contra-ataque em velocidade, mas quando recebeu o passe, o atacante não conseguiu alcançar muito bem a bola, que saiu pela linha de fundo.

Aos 44 minutos, Vico teve outra ótima chance de ampliar o placar. Após chutão para o alto, Gustavo Bochecha falhou ao tentar cortar a bola e permitiu que Vico ficasse com a bola e disparasse em velocidade para ficar cara cara com Marcelo Carné. O atacante ainda foi pressionado, mas ainda conseguiu finalizar, e o goleiro defendeu com o pé para evitar o segundo Rubro-Negro. Foi a última chance no jogo.

No retorno para segunda etapa, o Juventude já quis recuperar o prejuízo logo aos três minutos. Após levantamento na área, a zaga do Vitória afastou a bola, mas sobrou para Igor bater para o gol e fazer com que Yuri defendesse a bola a queima roupa.

Aos seis minutos, João Pedro arriscou de fora da área, mas não levou tanto perigo ao gol de Yuri, que voou para defender, mas viu a bola passar por cima do travessão.

O Juventude permaneceu atacando durante toda a segunda etapa, e ainda que não obtivesse tanto sucesso em ameaçar o gol de Yuri, a equipe controlava o jogo. A chance para chegar ao empate veio acontecer aos 42 minutos. Após cobrança de escanteio para dentro da área, Everton cabeceou a bola muito rente da trave Rubro-Negra, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Pressionando até os minutos finais, o Juventude viu as chances de chegar ao empate quando o árbitro decretou o fim do confronto. Vitória do Leão no Barradão, que tirou a invencibilidade de cinco partidas que os gaúchos tinham na competição.

A próxima partida do Vitória na partida será na próxima sexta-feira (18), às 16h, contra o Oeste, na Arena Barueri, enquanto o Juventude encara o CSA, no mesmo dia, só que às 18h, no Alfredo Jaconi.

Análise do Vitória na partida

O Vitória fez aquela partida básica para vencer. Após abrir o marcador, o time criou boas oportunidades de ampliar o placar, teve insucesso em todas, mas não chegava a ser ameaçado pelo Juventude na partida, que demonstrava ter mais qualidade, mas parava na defesa bem postada do Leão. O Rubro-Negro não criou boas jogadas, mas soube explorar os erros dos gaúchos e ser eficiente nas chances existentes.

Se na primeira etapa dá para dizer que o Vitória ao menos jogou um pouco de futebol, o mesmo não pode ser dito da etapa final. O time simplesmente assistiu o Juventude jogar, ficou todo recuado no campo de defesa, apenas afastando qualquer levantamento, cruzamento ou tentativa de jogada dentro da área. Uma postura que não é incomum quando O Vitória costuma ter uma postura mínima diante de um adversário de mais qualidade.

Como jogou para vencer e sofreu poucos sustos durante toda partida, o Vitória se saiu bem na proposta de jogo. Usufruindo dos contra-ataques que possuía e fechadinho na defesa, o Rubro-Negro somou três pontos importantes para permanência na segunda divisão. Ainda é pouco? Muito, mas para este momento vencer importa mais do que desempenho.


Comentários