Com golaço de Rodriguinho, Bahia estreia com triunfo sobre Coritiba no Brasileirão; confira o gol do jogo

Tricolor faz partida regular, mas o suficiente para vencer Coxa em Pituaçu

[Com golaço de Rodriguinho, Bahia estreia com triunfo sobre Coritiba no Brasileirão; confira o gol do jogo]

FOTO: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O Bahia estreou com pé direito no Brasileirão. O time venceu o Coritiba por 1 a 0, no confronto disputado na noite desta quarta-feira (12), no estádio de Pituaçu, válido pela 2ª rodada da Série A. Com  o resultado, o Tricolor ocupa provisoriamente a quinta colocação com 3 pontos somados. Já o Coxa, segue na 18ª colocação com nenhum ponto somado.

A primeira etapa mostrou uma superioridade do Bahia no confronto. O Tricolor teve mais facilidade para explorar as fragilidades defensivas do Coxa, mas não aproveitou da maneira correta. Os visitantes encontraram dificuldades para oferecer perigo a meta de Douglas, e por isso, exploraram muito bolas longas e lançamentos.

Encontrando dificuldades para entrar na área tricolor, a chance encontrada pelos paranaenses para buscar o gol foi através dos chutes de longa de distância. Aos sete minutos, Robson soltou uma bomba de fora da área e a bola explodiu no travessão de Douglas, quase inaugurando o placar.

O Bahia teve a melhor chance do jogo aos 14 minutos, quando após lançamento do campo de defesa, Rossi disparou em velocidade e deu bom passe para Flávio dentro da área, o volante ficou cara cara com goleiro, mas ao invés de chutar para o gol, tentou driblar o goleiro, facilitando o corte da zaga.

O Tricolor foi encontrando espaços principalmente após conseguir engatar os contra-ataques em velocidade, foi desta forma, que o time quase abriu o placar aos 17 minutos. Juninho Capixaba puxou contra ataque do meio campo, avançou e deu bom passe para Élber, o atacante, precipitadamente, chutou em cima de Wilson, desperdiçando ótima oportunidade.

Melhor no duelo já desde o meio do jogo, o Bahia conseguiu novamente sair em velocidade no contra-ataque. Aos 37 minutos, Rossi disparou em velocidade e tocou para Élber, o atacante lançou Rodriguinho em profundidade, o meia ia ficar cara cara com Wilson, mas ao tentar cortar Sassá para chutar, foi tocado e o pênalti foi assinalado.

Rodriguinho foi para cobrança e com requintes de crueldade, marcou um golaço. O meia bateu de cavadinha, nem dando chance do goleiro Wilson sair na foto. Foi o primeiro gol do Tricolor no Brasileirão.

O meia realmente estava inspirado na partida e quase marcou o segundo gol já nos acréscimos. Aos 47 em cobrança de falta da entrada da área, Rodriguinho cobrou bonito, com categoria, e Wilson tirou a bola com os olhos para fora.

No retorno para segunda etapa, o Coritiba voltou com outra postura e mandou no jogo. A posse de bola, já superior na etapa inicial se manteve, o time atacou mais, fechou os espaços defensivos e não deixou que o Bahia criasse as jogadas. 

Com nova forma de jogar, a primeira boa chance veio com Robson, que já tinha assustado na primeira etapa com chute forte, foi perigoso aos três minutos da segunda etapa, ao arriscar de fora da área, mas a bola subiu muito e foi para fora.

Com o recuo e queda de rendimento do Bahia, o Coritiba foi passando a gostar do jogo. Aos 11 minutos, após cobrança de escanteio, os paranaenses tiveram a chance do empate quando Sabino subiu sozinho e cabeceou na trave do goleiro Douglas.

Em um lance polêmico, o Coxa esteve mais uma vez perto do empate. Aos 16 minutos, Sabino se chocou com Rossi na lateral, roubou a bola e passou para Sassá dentro da área, o atacante pressionado, chutou em cima da marcação e a bola quase foi morrer no fundo das redes tricolores se não fosse a defesa de Douglas

Mesmo não fazendo uma partida boa na segunda etapa, o Bahia ainda sim, teve chance de ampliar o marcador. Aos 26 minutos, após cobrança de escanteio, Wilson afastou de soco e a bola sobrou pra Daniel, de fora da área, chutar rasteiro, e a bola passar perto do gol paranaense.

Uma das maiores deficiências do Bahia no ano ficou explícita aos 38 minutos, Flávio fez lindo lançamento do meio campo para Saldanha por trás da zaga do Coritiba, o atacante saiu cara cara com Wilson, mas chutou cruzado, rasteiro, para fora, desperdiçando uma ótima chance. Mais uma entre tantas no ano.

Apesar de pressão do Coritiba nos minutos finais, o resultado não foi modificado. Robson, mais uma vez, aos 47 minutos, teve a última boa chance de empatar, após finalizar dentro da área, mas Douglas conseguiu a defesa, que garantiu o primeiro triunfo do Tricolor na Série A.

O próximo confronto do Bahia pelo Brasileirão será no próximo domingo (16), às 16h, contra o RB Bragantino, também em Pituaçu, enquanto o Coxa joga um dia antes, às 19h30 contra o Flamengo, no Couto Pereira.

Análise do Bahia na partida

O Bahia segue na mística de jogar bem em um tempo  e abri mão do confronto em outro. Pior ainda, quando consegue uma vantagem, senta no resultado e chama o adversário pro campo de defesa. Após uma etapa inicial empolgante, com o time voltando a ter resultados com os contra-ataques em velocidade, resultando, inclusive, no lance que originou o gol, marcando com eficiência e impedindo o Coritiba de marcar, a etapa final final foi decepcionante. Houve situações em que o time ficou todo recuado, de maneira covarde até, no campo de defesa só esperando um erro do Coritiba para sair em velocidade.

É preciso destacar que de positivo o Bahia evoluiu com as mudanças feitas por Roger. Sem Fernandão, com dois pontas de velocidade e Rodriguinho atuando de falso nove, o time ganhou mais mobilidade. Porém, apesar disso, o meio campo e, especialmente a defesa, segue como um problema crônico. Muitas bolas alçadas na área eram ganhas pelos atacantes coritibanos, expondo o posicionamento defensivo errado do Tricolor.

Nesta noite, o Bahia sofreu mesmo com um adversário sem tanta qualidade técnica, o Brasileirão tem adversários mais difíceis e cascudos para se enfrentar, ainda não é tarde demais para mudanças, inclusive, no comando técnico...

Confira o gol de Rodriguinho:

 


Comentários