• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Com mais de 80 mil postos, Bahia aparece em terceiro lugar no ranking de estados com maior índice de crescimento da enfermagem no Brasil

Com mais de 80 mil postos, Bahia aparece em terceiro lugar no ranking de estados com maior índice de crescimento da enfermagem no Brasil

Informações são do levantamento Demografia de Enfermagem do Brasil, do Ministério da Saúde

Por Da Redação
Às

Com mais de 80 mil postos, Bahia aparece em terceiro lugar no ranking de estados com maior índice de crescimento da enfermagem no Brasil

Foto: Reprodução/Rovena Rosa/Agência Brasil

A Bahia é o terceiro estado com maior crescimento de empregos para a Enfermagem na Atenção Básica no país. As informações foram divulgadas no levantamento Demografia de Enfermagem do Brasil, na terça-feira (11), pelo Ministério da Saúde.

Os dados foram recolhidos entre os anos de 2017 e 2022, com o intuito de identificar onde forram registradas as maiores criações de postos de trabalho e registro de vínculos dos profissionais da Enfermagem, considerando enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

A pesquisa, baseada no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) divide o crescimento da categoria em quatro eixos. São eles: Atenção Primária, Atenção Secundária, Atenção Terciária e "outros".

Em relação à Atenção Básica, foram registrados 19.720 postos criados no estado em 2022. Com os números, a Bahia fica atrás apenas de São Paulo, com 53.692 vagas e Minas Gerais, com 33.623 postos.

Na Atenção Secundária, a Bahia aparece na 4° posição nacional, com 14.932 vagas ativas nesta área do atendimento. O estado aparece atrás do Rio de Janeiro, com 23.735 vagas; Minas Gerais, com 23.797 postos; e São Paulo com 59.357 registros.

Em relação à Atenção Terciária, a Bahia criou cerca de 51.927 vagas na categoria, alcançando a 5ª posição na relação nacional. Neste ranking, o estado aparece atrás do Rio Grande do Sul, com 57.802; Minas Gerais, com 87.958 registros; Rio de Janeiro, com 101.041 vagas criadas; e São Paulo, com 231.463 vagas.

Quanto as "outras" categorias de Atenção à Saúde, a Bahia aparece em segundo lugar, com a criação de 4.646 vagas para profissionais da enfermagem, e aparece atrás apenas de São Paulo, com 7.553 vagas.

Somando as vagas de todas categorias, em 2022, foram registradas 80.118 vagas ativas de trabalho para a Enfermagem na Bahia, o que apresenta um aumento de  33,48%, com relação a 2017, quando o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES)  registrou 60.022 postos de trabalho no estado.

Dados reunidos coletivamente pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) indicam que até fevereiro de 2024, haviam sido registrados 100.908 novos postos de trabalho disponíveis para profissionais da enfermagem.

O levantamento considera que os profissionais ativos podem estar registrados em dois diferentes sistemas: o registro único e os registros múltiplos. Na Bahia, a Demografia, por meio dos dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), considerou que existem 182.599 registros únicos de profissionais e 15.629 registros múltiplos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.