Com nível baixo nos reservatórios hidrelétricos, Brasil corre risco de sofrer apagão
Escassez de água aumenta riscos na geração de energia elétrica

Foto: Reprodução
Autoridades ligadas à produção de energia elétrica e de abastecimento para consumo no Brasil estão preocupados com a falta de chuva no país, pois um terço dos reservatórios monitorados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está com menos de 20% da capacidade total.
Com isso, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), grupo que integra representantes do ONS, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Ministério de Minas e Energia, estão em alerta e se reúnem constantemente para discutir a situação.
De acordo com uma análise feita pelo Metrópoles, baseada em informações do ONS, ao todo, 12 dos 39 principais reservatórios estão com volume baixo.
Segundo relatou o ONS, a situação mais grave foi registrada no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, responsável pela geração de quase 70% da energia consumida no Brasil, o nível está em 19,6%. Preocupado com o abastecimento de energia elétrica no Brasil, uma carta foi enviada à Aneel, onde citou que a maior dificuldade está em São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
Confira o nível dos reservatórios em %:
Reservatório Barra Grande (SC/RS) – 6,8%
Reservatório Emborcação (MG/GO) – 9,4%
Reservatório Chavantes (SP) – 9,4%
Reservatório Serra do Facão (GO) – 9,7%
Reservatório Itumbiara (MG) – 10,9%
Reservatório São Simão (GO) – 11,7%
Reservatório Nova Ponte (MG) – 11,4%
Reservatório Água Vermelha (SP/MG) – 12,9%