Com pandemia, mundo perdeu 225 milhões de empregos, aponta OIT
Estimativa aponta que renda global caiu em US$ 7 trilhões

Foto: Reprodução
A pandemia de Covid-19 causou a perda de 225 milhões de empregos em tempo integral, de acordo com o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O cálculo foi feito com base em horas de trabalhos perdidas, considerando a redução de jornada de trabalho e também as pessoas que perderam o emprego.
A OIT estima que a renda caiu em R$ 7 trilhões em todo o mundo, o que equivale a 8,3% da renda global do trabalho, ou 44% do Produto Interno Bruto (PIB) global. O relatório ainda aponta que as mulheres foram as mais afetadas, com 5%, à frente dos homens, em 3,9%.
Os jovens, entre 15 e 24 anos, também sofreram impacto, ou por saírem do mercado de trabalho, ou por adiarem a entrada nele. A perda foi de 8,7% e de 3,7% na população adulta.
De acordo com o levantamento, 71% da perdas de emprego ocorreram por causa da inatividade, ou seja, 81 milhões de pessoas deixaram o mercado de trabalho por causa de restrições impostas durante a pandemia.
Os setores mais afetados foram os de hospedagem e alimentação. Nas duas áreas, houve redução de mais de 20% do emprego. Os setores do varejo e da indústria aparecem em seguida.