Com percentual de eficácia da Coronavac, 99% do público-alvo no Brasil precisa ser vacinado

Será necessário imunizar 160 milhões de brasileiros, aponta especialista

[Com percentual de eficácia da Coronavac, 99% do público-alvo no Brasil precisa ser vacinado ]

FOTO: Divulgação/ Instituto Butantan

A eficácia global da vacina produzida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac é de 50,4%, conforme foi anunciado nessa terça-feira (12). Com isso, o Brasil precisará aplicar a Coronavac em praticamente todo o público-alvo (99%) para alcançar a imunidade coletiva e conter a circulação do novo coronavírus no país. As informações são do Estadão. 

Desta forma, será necessário imunizar 160 milhões de brasileiros (dos 162 milhões que estão aptos a receber a vacina). O cálculo foi realizada pelo microbiologista Luiz Gustavo de Almeida, do do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Questão de Ciência. 

Ainda de acordo com o cálculo de Almeida, no caso da vacina da Pfizer/BioNTech, cuja eficácia é 95%, seria necessário imunizar metade do público alvo (81 milhões) em cerca de cinco meses. No caso da vacina de Oxford, com a eficácia de 62,1%, o porcentual teria de chegar a 80%, o equivalente a 129 milhões de vacinados em aproximadamente oito meses. 

“Fiz o cálculo com base na estrutura de vacinação que temos, usada na vacinação da gripe do ano passado”, explica. “Mas com certeza isso pode ser acelerado, se o governo capacitar mais técnicos de saúde e abrir postos de vacinação em estádios e escolas", defende o pesquisador. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!