• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Com vetos, Lula sanciona lei que acelera registro de agrotóxicos no Brasil

Com vetos, Lula sanciona lei que acelera registro de agrotóxicos no Brasil

Presidente vetou criação de taxa e derrubou trechos que davam mais autonomia ao Ministério da Agricultura para reanálise de produtos

Por Da Redação
Ás

Com vetos, Lula sanciona lei que acelera registro de agrotóxicos no Brasil

Foto: GloboNews

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o projeto de lei que acelera o registro de agrotóxicos no Brasil, com alguns vetos. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28). A nova lei estabelece prazos para autorização de novos defensivos agrícolas. 

No Senado, o relator da proposta, Fabiano Contarato (PT-ES), encontrou um "meio-termo" entre as demandas do setor agrícola e os interesses dos setores mais progressistas do governo Lula.

Ao todo, o presidente Lula vetou 14 trechos da lei aprovada pelo Congresso. Veja a seguir alguns pontos vetados:

  • Trecho que determinava o Ministério da Agricultura como único órgão capaz de coordenar reanálises dos riscos de agrotóxicos, retirando a função do Ibama e da Anvisa.
  • Trecho que dava poder exclusivo ao Ministério da Agricultura para avaliar tecnicamente alterações nos registros de agrotóxicos quanto ao processo produtivo, especificações do produto técnico e alterações de matérias-primas ou aditivos. Em tese, esse texto retirava a competência do Ibama e da Anvisa para análise das alterações em registros de agrotóxicos.
  • Artigo que autorizava o Ministério da Agricultura e o Ibama a deferirem pedidos de produtos à base de ingrediente ativo em reanálise mesmo antes da conclusão do procedimento.
  • Trecho que dispensava as empresas de colocar nas embalagens, de forma que não seria possível apagar, o próprio nome e a advertência de que o recipiente não pode ser reaproveitado.
  • Artigos que criavam a Taxa de Avalição e de Registro de novos produtos.

Agora, os vetos ainda serão analisados pelo Congresso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário