Começa nesta segunda-feira (8) o julgamento de policial acusado da morte de George Floyd
O caso de Chauvin será realizado sob forte segurança e será transmitido ao vivo

Foto: Reprodução/G1
Nesta segunda-feira (8), começa o julgamento de Derek Chauvin, o policial acusado do assassinato de George Floyd, afro-americano que morreu sob custódia da polícia há nove meses. Sua morte foi o motivo de uma onda de protestos contra o racismo nos Estados Unidos e no mundo. A seleção do júri terá início nesta segunda-feira em Minneapolis.
Chauvin foi expulso da polícia depois de ser filmando pressionando o pescoço de Floyd durante quase nove minutos. Durante esse tempo, Floyd, que estava algemado, dizia que não conseguia respirar.
Neste domingo (7), milhares de pessoas protestaram nesta cidade do norte do país atrás de um caixão coberto de rosas brancas para exigir justiça. A multidão, muito diversa, manteve silêncio na maior parte do tempo. Eventualmente, eles gritavam "Se não há justiça, não há paz". Um cartaz destacava as últimas palavras de Floyd: "Não consigo respirar".
A morte de Floyd, de 46 anos, em 25 de maio, gerou a onda de protestos "Black Lives Matter" (Vidas Negras Importam) contra a brutalidade policial e a injustiça racial nos Estados Unidos e em capitais ao redor do mundo.
O caso de Chauvin promete ser inédito em muitos aspectos: contará com advogados famosos, será realizado sob forte segurança e será transmitido ao vivo.