Comércio externo do Brasil recuou acima da média mundial em 2020
Apenas a China registrou crescimento recorrente no ano

Foto: Reprodução/Agência Brasil
A pandemia da Covid-19 impactou no comércio do Brasil com outros países acima da média mundial. Em 2020, a corrente de comércio brasileira recuou 8,2%, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com base em números recentes da Organização Mundial do Comércio (OMC).
A variação supera o encolhimento de 7,6% na corrente de comércio mundial em 2020. Nesse mesmo ano, a corrente de comércio entre os membros do G20 (grupo das 20 maiores economias do planeta) diminuiu 8% em relação a 2019.
Entre os países do G20, a China foi o único a registrar crescimento na corrente de comércio em 2020. Com crescimento de 4% nas exportações e de 1% nas importações, o país registrou uma corrente de US$ 4,6 trilhões no ano passado e viu a participação no comércio mundial subir de 12% para 13%, mantendo a liderança no ranking.
De acordo com a CNI, é necessário que os principais parceiros comerciais do Brasil, como os Estados Unidos, a Europa e os demais países da América Latina, retomem o crescimento nos próximos anos.


