• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Comércio varejista registra 28 milhões de transações por biometria facial em 2022, diz IDTech Unico

Comércio varejista registra 28 milhões de transações por biometria facial em 2022, diz IDTech Unico

Segundo levantamento, o setor é um dos que mais cresceu na adoção da tecnologia, evitando R$1 bilhão em fraudes

Por Da Redação
Às

Comércio varejista registra 28 milhões de transações por biometria facial em 2022, diz IDTech Unico

Foto: Divulgação/ IDTech Unico

Um levantamento feito pela IDTech Unico, empresa líder em identidade digital, apontou que neste ano cerca de 28 milhões de transações por biometria facial foram efetuadas no setor varejista brasileiro. A identidade digital com autenticação é uma tecnologia aliada para melhorar a experiência do consumidor. 

Segundo levantamento, dos dez maiores varejistas do Brasil, nove já utilizam a tecnologia. Um dos grandes desafios do varejo físico diante do crescimento das vendas online é melhorar a experiência do consumidor, principalmente em relação à agilidade e facilidade para pagamentos, aprovações de crédito e emissões de cartões. Nesse cenário, a tecnologia se tornou essencial para a transformação do segmento.

As soluções de identidade digital com autenticação por biometria facial vêm ganhando destaque no setor ao proporcionar uma experiência mais fluida, além de segurança com a proteção e controle de dados. Para o sócio e diretor da IDTech Unico, Marcelo Zanelatto, a tecnologia agrega agilidade e segurança a experiência dos clientes. “A identidade digital permitiu aos varejistas uma maior agilidade nos processos de cadastro para seus clientes, emissão de cartões com mais rapidez e segurança, redução do tempo de espera em filas, aprovação de crediários, validação mais fluída na retirada de produtos adquiridos no ambiente online e, inclusive, permite que os clientes realizem pagamentos com a face pelo aplicativo ou em totens de autoatendimento”, explica.

Fraudes

Outra vantagem que a identidade digital trouxe ao segmento foi a redução de fraudes de identidade. Segundo a IDTech Unico, em 2022, as soluções de identidade digital já evitaram perdas na casa de R$ 1 bilhão, tendo sido identificadas 350 mil fraudes no setor.

“A Unico desenvolveu uma tecnologia proprietária para trazer mais segurança operacional para empresas enquanto garante a privacidade das pessoas. A biometria facial é uma tecnologia super precisa e um dos meios mais seguros de identificação. Apenas neste ano, já foram mais de 3 milhões de fraudes identificadas e barradas em diversos segmentos”, acrescenta Zanelatto.

De acordo com um estudo realizado em agosto pela Cortex, o varejo, principalmente de vestuário e acessórios, além do setor de serviços, são os que mais investem em tecnologia para crescimento dos negócios. E, hoje, a experiência do cliente é cada vez mais parte dessa estratégia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.