Comércios de produtos oftalmológicos são alvo de operação contra venda de itens vencidos
Os comércios também são investigados pelo crime de publicidade enganosa

Foto: Reprodução/ PCBA
Comércios de produtos oftalmológicos foram alvo da Polícia Civil nesta quinta-feira (23), por venderem produtos vencidos aos consumidores. Em cumprimento de mandados de busca e apreensão, feitos em dois estabelecimentos localizados no Centro de Salvador, foram confiscados produtos fora da data de validade e outros sem identificação.
Também foram apreendidos três frascos de corante catalítico, utilizado para tingir lentes oftálmicas de resina, sendo dois fora do prazo de vencimento e outros não continham a identificação das datas. Todos os produtos coletados foram encaminhados para adição de medidas cabíveis.
A Operação Visão Legal iniciou após a denúncia do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, recebida no mês de maio, que apontou as diversas irregularidades.
A operação também apurou supostos casos de publicidade enganosa e outras infrações contra as normas de defesa do consumidor. O gerente de uma das lojas foi levado à Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) para prestar esclarecimentos. Após depoimentos, o gerente foi solto e vai responder ao procedimento em liberdade.
A ação foi realizada pela Decon, em parceria com a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).


