Comissão especial da Câmara aprova PEC que limita recursos ao STJ

Texto segue para votação em plenário

Por Da Redação
Ás

Comissão especial da Câmara aprova PEC que limita recursos ao STJ

Foto: Lucas Pricken/STJ

Uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (4) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita o número de recursos que podem ser apresentados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). O texto já havia sido aprovado pela Câmara em 2017, mas foi alterado pelo Senado e, por isso, precisou ser novamente analisado pelos deputados. Com a aprovação, o texto segue para votação em plenário.

Atualmente, a Constituição diz que cabe ao STJ analisar e julgar, por meio do chamado recurso especial, as causas decididas (em única ou última instância) pelos TRFs ou pelos TJs quando a decisão alvo do recurso contrariar lei federal ou negar a vigência da própria lei; julgar válido atos de governos locais que contrariem leis federais ou dar a lei federal interpretação divergente da de outro tribunal.

A PEC em discussão acrescenta um dispositivo para filtrar as possibilidades em que um recurso pode ser apresentado ao STJ: o da "relevância das questões de direito federal infraconstitucional". Na prática, o texto define que poderá recorrer ao STJ quem demonstrar a relevância das questões discutidas no caso e que tratem de direito federal infraconstitucional. Segundo a relatora da PEC, Bia Kicis (PL-DF), o objetivo do filtro é "descongestionar" o sistema de justiça, "reduzindo o número de recursos especiais junto ao STJ". 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário