Comitê decide que contas de Trump no Facebook e Instagram permanecem suspensas

Contas estão restritas desde a invasão ao Capitólio, em janeiro

[Comitê decide que contas de Trump no Facebook e Instagram permanecem suspensas ]

FOTO: Reprodução/Jornal NH

O Comitê de Supervisão do Facebook anunciou nesta quarta-feira (5) que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continuará com seus perfis suspensos na rede social e no Instagram. As contas de Trump estão restritas desde 7 de janeiro, um dia depois de seus apoiadores invadirem o Capitólio. O Facebook direcionou a determinação sobre a suspensão das contas para o seu conselho que decide sobre conteúdos, mas o grupo se recusou dar o veredito.

O conselho é um órgão independente, que recebeu um investimento de US$ 130 milhões do Facebook para funcionar como uma espécie de alta corte da rede social. A iniciativa é resposta às reclamações sobre a maneira como a companhia modera conteúdo. Ele conta com um estatuto próprio, que prevê suas obrigações e sua relação com o Facebook.

De acordo com o órgão, uma suspensão "indefinida" não faz parte das políticas da empresa, o que demonstra arbitrariedade e falta de critérios. A rede social precisará revisar o caso para "determinar a justificar uma resposta proporcional" em um prazo de seis meses. A penalidade à Trump precisa ser baseada na "gravidade das violações das regras" e no potencial de "dano futuro", defendeu o grupo.

"É papel do Facebook criar penalidades necessárias e proporcionais que respondam a graves violações de suas políticas de conteúdo", afirmou o grupo. "O papel do Comitê é assegurar que as regras e processos do Facebook sejam consistentes com suas políticas de conteúdo, seus valores e seus compromissos com os direitos humanos", completou.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!