Comitê realizará modificações no horário para fuga do calor nas Olimpíadas de Tóquio 2020
A ideia ainda ainda será discutida nas próximas semanas

Foto: Ali Haider
O Comitê Olímpico Internacional (COI) deseja ampliar a variedade de ações para minimizar o impacto do calor nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano que vem. Nesta quarta-feira (16), o órgão anunciou uma série de medidas, sendo que a mais impactante é a proposta de levar a maratona e as provas de marcha atlética para a cidade de Sapporo, a 800 km de Tóquio, na ilha de Hokkaido. A ideia ainda ainda será discutida nas próximas semanas.
A postura adotada é em resposta à expectativa de elevado calor para a Olimpíada que segue a um verão onde 57 pessoas morreram devido as altas temperaturas no Japão. Entre o dia 24 de julho e 9 de agosto de 2019, um ano antes dos Jogos, Tóquio registrou temperaturas que chegaram a 41,1º C.
Um grupo de trabalho dedicado ao impacto da temperatura na Olimpíada também realizou outras recomendações que o COI pretende implementar, entre elas estão que as provas de 5.000 m no atletismo sejam sempre realizadas no período noturno, após o sol se por, que os jogos de rúgbi terminem obrigatoriamente antes do meio-dia, e que a largada do ciclismo mountain bike aconteça às 15h. O tema ainda será discutido em um encontro previsto para o fim deste mês.


