Companhias aéreas têm até hoje para explicar cancelamentos de voos ao Procon
Gol e Latam já enviaram respostas ao órgão; Azul pediu extensão do prazo

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
As companhias aéreas têm até esta quarta-feira (12) para explicar ao Procon a quantidade de voos cancelados nos últimos dias, por conta da alta de casos de Covid-19 e de influenza nas tripulações.
Segundo o órgão de defesa do consumidor, a Azul solicitou a prorrogação do prazo para até esta sexta-feira (14); já a Gol e a Latam enviaram as respostas ao órgão, que deverá analisar as informações. O Procon deve divulgar o parecer a respeito das declarações das empresas na próxima semana.
Cancelamento de voos
Na terça-feira (11), a Latam cancelou 42 voos. Ainda no começo desta semana, na segunda-feira (10), a empresa havia cancelado 49 voos.
A Azul chegou a cancelar cerca de 10% de seus 850 voos, ou seja, 85 voos foram cancelados desde o começo do ano.
E a Gol disse no começo da semana que ainda não precisou cancelar voos, já que tem conseguido remanejar alguns postos de trabalho de funcionários que precisaram ser afastados.
O que fazer em caso de cancelamento
Caso seu voo seja cancelado, você pode solicitar o reembolso total da passagem ou ser realocado para outro voo, se houver disponibilidade. A empresa pode ainda depositar um crédito para que o cliente viaje em outra data.
No caso de o passageiro não poder embarcar, porque contraiu Covid-19 ou influenza, precisa apresentar atestado para ter seus direitos resguardados.


