Comparativo: Fiat Strada Endurance e Volkswagen Saveiro Robust
Saveiro cresceu mas não foi capaz de conter Fiat Strada

O relançamento da Saveiro em 2024 foi uma reação da Volkswagen aos bons resultados da Fiat no segmento. A VW deu uma mexida na Saveiro com foco nas versões básicas e ampliou sua produção. Já a Fiat Strada é o veículo mais vendido do país desde 2021 e líder absoluto de um segmento tradicional que mescla modelos de trabalho com versões mistas de câmbio automático que a Saveiro não tem. Mas vamos comparar as picapes tradicionais
A Volkswagen Saveiro Robust ganhou esse nome em 2016 oferecendo uma alternativa mais simples na linha da pick-up da Volkswgen. Agora renovada ela traz a nova linha 2024 também no modelo de entrada.
O capô ficou mais alto, o pára-choque mais pronunciado não recebe pintura na Robust (só na Trendline), a suspensão está 10mm mais alta e há novas molas de duplo estágio e amortecedores.
A Robust está disponível nas versões cabine simples e dupla e incorpora controles de tração e estabilidade, indicador de direção no retrovisor, alerta de cinto, direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, porta USB para recarga de smartphones e protetor de caçamba. Preço da Cabine simples que leva 1.027 litros de carga ou 664kg: R$ 108.650 e Cabine dupla por 123,9 mil que leva 638kg ou 645 litros.
O motor é o MSI 1.6 litro 16V quatro cilindros flex aspirado de 106/116cv e 16kgfm de torque combinado com transmissão de cinco velocidades de engates rápidos e precisos. Em dados de desempenho a aceleração de 0-100km/h é feita em 9,9s e velocidade máxima de 181km/h além da autonomia de 710km com tanque de 55 litros. Nesta caso, ponto para o bom desempenho da Saveiro mesmo com motor e base mais antigos.
Fiat Strada Endurance
A Strada Endurance é a equivalente da Robust com cabine simples que a Fiat chama de “cabine plus” com visual que estreou em 2020.
Igualmente simples, a Strada feita para o trabalho tem para-choques na cor preta e vem com ar condicionado, dois airbags, freios ABS com EBD, direção elétrica (não mais hidráulica), controle de tração e estabilidade e novo volante com regulagem de altura. Preço: R$ 111,9 mil.
A Endurance cabine Plus trocou o motor 1.4 Fire pelo motor 1.3 Firefly de 107cv com torque de 13,7kgfm com etanol e 13,2 kgfm com gasolina. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,6 segundos e a velocidade máxima é de 171 km/h. A capacidade da caçamba é de 1.354 litros com 650kg. Embora com maior volume de carga, a Strada é mais lenta e não viaja tão rápido quanto a rival.
Conclusão: qual a melhor ?
A Saveiro chega renovada mas com uma mudança sutil de conteúdo. Sua geração é bem antiga, de 2008, e embora bem equipada, mais barata e com melhor desempenho que a rival, perde na capacidade de carga e itens já antiquados como direção hidráulica e pelo fato de não trazer controle de tração e estabilidade de série. Ambas Pickups tem dois airbags e freios ABS de série que são itens obrigatórios mas só a Saveiro tem freio a disco nas quatro rodas.
Na prática quem espera por um veículo mais moderno e com maior capacidade de carga em volume terá a Fiat Strada como melhor pick-up. Ela leva maior volume, traz controle de tração e estabilidade de série e direção elétrica. O custo é equivalente sendo a Strada até mais cara na tabela. Porém a Fiat sempre dá generosos descontos para vendas diretas o que posiciona a Strada como um veículo sempre disponível nas concessionárias. Em julho de 2025 vendeu quase 13 mil unidades enquanto a Saveiro vendeu metade disso. Ainda que a Volkswagen tenha elevado a produção da Saveiro esta não foi páreo para a conter a Strada até hoje.