Confiança da indústria registra queda em novembro, aponta CNI

Ainda assim, o setor manteve o índice acima dos 50 pontos pelo 16º mês consecutivo

Por Da Redação
Às

Confiança da indústria registra queda em novembro, aponta CNI

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) verificou uma queda na confiança dos empresários em novembro. Ainda assim, o setor industrial manteve o índice acima dos 50 pontos, considerado positivo, pelo 16º mês consecutivo.

O Icei (Índice de Confiança do Empresário Industrial) registrou 56 pontos, 1,8 ponto inferior em relação ao mês anterior. O indicador também diminuiu nos últimos três meses, expondo confiança mais fraca e menos disseminada.

O índice varia de 0 a 100, com linha de corte de 50 que separa confiança da falta de confiança. Dessa forma, apesar da queda, o cenário é de otimismo.

Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, todos os componentes do Icei recuaram em novembro de 2021. O Índice de Condições Atuais diminuiu 1,8 ponto e ficou em 49,7 pontos. Quando fica abaixo da linha divisória de 50 pontos, o índice apresenta a transição de uma percepção positiva para uma percepção negativa das condições atuais quando comparação com os últimos seis meses, na avaliação dos empresários.

“A piora ocorre devido à percepção sobre as condições atuais da economia brasileira, cujo índice caiu 3,1 pontos em novembro, acumulando recuo de 11,9 pontos nos últimos três meses”, explica o economista Marcelo Azevedo. “A percepção das condições atuais da própria empresa ainda é positiva, mas essa visão também vem se deteriorando nos últimos meses.”

Atualmente, o Índice de Expectativas registrou 59,1 pontos, o que revela um otimismo, apesar de mais moderado, para os próximos seis meses das empresas e da economia brasileira. 1.650 empresas participaram da entrevista, sendo 651 de pequeno porte, 613 de médio porte e 386 de grande porte, entre 3 e 9 de novembro de 2021.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário