Confiança da indústria tem sexta queda consecutiva, aponta FGV

ICI caiu 1,7 ponto em janeiro, para 98,4 pontos, sendo o menor nível desde julho de 2020

[Confiança da indústria tem sexta queda consecutiva, aponta FGV]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) registrou uma queda de 1,7 ponto em janeiro, para 98,4 pontos, sendo o menor nível desde julho de 2020, quando o índice chegou a 89,8 pontos. Essa é a sexta queda consecutiva do indicador. O índice varia de zero a 200 e os resultados acima de 100 apontam um otimismo do setor.

Em médias móveis trimestrais, o ICI continuou no negativo ao cair 2,3 pontos. Os dados foram divulgadas hoje (27) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

De acordo com a economista de Claudia Perdigão, o setor industrial inicia 2022 com queda por conta da confiança entre os segmentos, em decorrência do aumento de casos de covid-19 que tem levado a reduções no quadro de funcionários e a ampliação das restrições em países que sentiram o avanço da pandemia.

“Nesse sentido, tanto as perspectivas sobre o ritmo da atividade produtiva, quanto sobre a evolução da demanda foram comprometidas. A sequência de quedas não é observada desde 2014, quando foram registrados oito meses consecutivos de retração. A redução gradual dos gargalos que vêm pressionando a industria, com a escassez de insumos, pode colaborar para a recuperação do setor no decorrer de 2022”, disse a economista.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Órgão no TSE sugeriu a Moraes medida contra Telegram e turbinou inquérito do STFs]

A análise das decisões e despachos em que a Assessoria Especial é citada indica como a estrutura atuava no monitoramento de redes

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!