Confiança de Serviços cai 0,2 ponto em agosto ante julho, para 100,7 pontos
Dados foram divulgados pela FGV nesta terça-feira (30)

Foto: Reprodução/Pixabay
Dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgados nesta terça-feira (30), mostram que o Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 0,2 ponto na passagem de julho para agosto, na série com ajuste sazonal, para 100,7 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 0,8 ponto.
Em agosto, o Índice de Situação Atual (ISA-S) recuou 0,7 ponto, para 100,1 pontos. O Índice de Expectativas (IE-S) avançou 0,4 ponto, para 101,3 pontos. Segundo a FGV, a confiança de serviços vinha apresentando resultados favoráveis desde março, com trajetória positiva disseminada entre os segmentos pesquisados, com destaque para os serviços prestados às famílias, que continuaram subindo em agosto.
A confiança do subsetor de serviços prestados às famílias vinha sendo influenciada pela melhora das avaliações sobre a situação atual, mas em agosto passou a ser puxada pelas expectativas. A coleta de dados para a edição de agosto da Sondagem de Serviços foi realizada com 1.548 empresas entre os dias 1º e 26 do mês.
Indústria
Ainda segundo a FGV, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) registrou alta de 0,8 ponto percentual em agosto, para 100,3 pontos. O resultado fica acima do nível de neutralidade do setor, considerado pela instituição em 100 pontos, após ficar em 99,5 em julho. A alta indica que o setor mantém um bom nível de atividade no terceiro trimestre, disse a instituição em nota. Na métrica de médias móveis trimestrais, o índice também avança, em 0,2 ponto.


