Confiança do consumidor brasileiro cresce pelo 3° mês seguido, aponta levantamento da FGV
Segundo levantamento, visão otimista é realidade em todas as faixas de renda

Foto: Reprodução/Jefferson Rudy/Agência Senado
A confiança do consumidor brasileiro avançou pelo terceiro mês seguido, é o que aponta o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). Segundo dados do levantamento, divulgados nesta segunda-feira (26), foi registrado alta de 1,9 ponto em maio.
Conforme divulgado pela FGV, o indicador ficou em 86,7 pontos. A pontuação representa o terceiro aumento mensal consecutivo no índice.
Segundo Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre, a alta pode ser motivada pela recuperação gradual das fortes perdas entre dezembro de 2024 e fevereiro deste ano, ao considerar que cerca de 30% dessas perdas foram recuperadas.
A redução do pessimismo do indicador de situação financeira atual das famílias também pode ser apontada como uma das motivações, afetada pela resiliência da atividade econômica em 2025, com uma inflação mais controlada.
Após ficar estável no mês passado, o Índice de Situação Atual (ISA) subiu 2,9 pontos, para 84 pontos. O Índice de Expectativas (IE), por sua vez, avançou em menor magnitude, em 1 ponto.
A visão otimista é encontrada em todas as faixas de renda, segundo o levantamento da FGV. A confiança dos consumidores que recebem até R$ 2,1 mil interrompeu uma sequência de cinco quedas consecutivas.