Confiança do consumidor registra queda no 1º mês de 2023, diz pesquisa da FGV
ICC da fundação teve queda de 2,2 pontos, atingindo 85,8 pontos me janeiro

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Os consumidores brasileiros deram início em 2023 com queda na confiança em janeiro devido ao pessimismo em relação aos próximos meses, segundo mostrou dados divulgados nesta quarta-feira (25) pela Fundação Getúlio Vargas.
Segundo a fundação, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou queda de 2,2 pontos e atingiu 85,8 pontos. “O resultado reflete o pessimismo em relação aos próximos meses, embora as famílias de menor poder aquisitivo ainda se mantenham otimistas”, ressaltou em nota a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt.
“A percepção sobre a situação atual não se altera muito em relação aos meses anteriores, ou seja, há uma desaceleração do mercado de trabalho, endividamento e taxa de juros elevados que continuam diminuindo as intenções de compras nos próximos meses”, completou.
O Índice de Situação Atual (ISA) subiu ligeiramente de 70,9 em dezembro para 71,1 em janeiro, enquanto o Índice de Expectativas (IE) recuou 3,6 pontos, para 96,7 pontos, retornando ao nível abaixo da neutralidade.


