Confiança dos empresários sobe pelo terceiro mês seguido, aponta FGV

Alta foi de 2,9 pontos em maio deste ano

Por Da Redação
Ás

Confiança dos empresários sobe pelo terceiro mês seguido, aponta FGV

Foto: Agência Brasil

Dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre), divulgados nesta quarta-feira (1°), mostram que o Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 2,9 pontos em maio, ficando em 97,4 pontos. Este é, segundo a entidade, o maior nível desde outubro do ano passado.

Na métrica de médias móveis trimestrais, o indicador subiu 2,1 pontos no mês, reforçando a tendência de alta iniciada em março. Este é o terceiro mês consecutivo que a confiança empresarial avança. Em abril deste ano, o indicador já havia atingido uma alta de 2,7 pontos, o que configurou o maior avanço desde novembro do ano passado. 

Agora, a confiança empresarial foi determinada por uma melhora tanto das avaliações sobre a situação atual quanto das expectativas em relação aos meses seguintes, segundo o FGV/Ibre. O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) subiu 2,4 pontos, para 98,1 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-E) subiu 3,7 pontos, a 98,1 pontos. Esta é a primeira vez desde fevereiro de 2014 que ambos os indicadores estão no mesmo nível.

O ICE consolida os índices de confiança da indústria, serviços, comércio e construção, sendo que apenas este último registrou queda no mês, com piora das percepções nos dois horizontes de tempo. Já comércio e serviços tiveram a confiança estimulada pela liberação de recursos adicionais no trimestre para estímulo da demanda, apontou a Fundação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.