Confira as medidas de proteção durante a prova do Enem

Para menor risco de transmissão do novo coronavírus, a sala de aula deve ter ventilação natural

[Confira as medidas de proteção durante a prova do Enem]

FOTO: Rafael Marchante/Reuters

Com a aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (16), especialistas explicam que as condições do local de prova são decisivas para evitar o contágio da Covid-19: ambientes devem ser amplos,  ter ventilação natural e, claro, uso de máscara. 

Segundo Raquel Stucchi, infectologista da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em entrevista ao G1, não há como especificar uma quantidade máxima de candidatos por sala. O cálculo varia segundo:

o tamanho do espaço;
o tipo de ventilação;
a distância entre as pessoas;
a obediência aos protocolos sanitários (como uso de máscaras e de álcool gel);
manter de 1,5 a 2 metros entre as carteiras, no mínimo.

Para menor risco de transmissão do novo coronavírus, a sala de aula deve ter ventilação natural. “Se estiver muito calor, o ventilador e o ar-condicionado podem ser ligados, desde que as janelas estejam abertas (...) Com tudo fechado ou se não houver janela, eles se tornam vilões que colaboram para a transmissão da Covid.”

Os especialistas afirmam que o ideal é usar, no mínimo, duas máscaras durante o exame. “No calor, a chance de o tecido ficar úmido com a respiração é grande. Aí, o candidato pode levar uma segunda máscara em um saquinho plástico para trocar. Se pegar transporte público para ir até o local da prova, é bom levar mais outra”, afirma Raquel Stucchi. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Suspeita de contaminação faz Índia testar curry e temperos]

A investigação foi determinada depois que Hong Kong suspendeu no mês passado as vendas de três misturas de temperos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!