Congresso pode aprovar projeto que prevê multar as redes sociais como forma de disseminar as fakes news
A medida de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) deve ser aprovada nesta terça-feira (29)

Foto: Reprodução
O Congresso Nacional pode aprovar um projeto que prevê multar as redes sociais como forma de disseminar as fakes news e a utilização dos chamados robôs. Essa iniciativa vai repreender as empresas do Twitter, Facebook e Google, e os seus usuários dela.
A medida de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) deve ser aprovada nesta terça-feira (29), e tem o apoio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mas enfrenta resistência das empresas e entre aliados do presidente Jair Bolsonaro, foco das investigações da Corte.
A ideia de responsabilizar as empresas que controlam os sites de redes sociais em que as fake news são propagadas foi defendida por Maia ao comentar a operação. “A Câmara vai dar a celeridade necessária. Temos que organizar essa questão das fake news sem olhar passado, do meu ponto de vista, e, sim, olhando daqui para frente. As plataformas precisam ter responsabilidade e as pessoas que usam informações falsas de forma absurda para contestar, desqualificar as nossas instituições democráticas, a honra das pessoas, precisam ter respostas mais fortes da Justiça, mas também uma responsabilização maior das plataformas”, disse Maia.
A proposta estabelece que as empresas que controlam as redes sociais com milhões de usuários devem identificar contas com comportamento "inautêntico e redes artificiais de distribuição de mensagens", deixando essa informação clara para todos os usuários. Ou seja, os sites terão de avisar seus usuários sobre a atuação dos chamados robôs.