Conheça marcas de moda que estão reutilizando os resíduos plásticos dos oceanos

A moda tem buscado mudar os processos produtivos em prol de uma economia mais sustentável

[Conheça marcas de moda que estão reutilizando os resíduos plásticos dos oceanos]

FOTO: Adidas

A sustentabilidade é uma demanda cada vez mais latente na sociedade, e todas as indústrias tem se envolvido na corrida para frear os impactos negativos de suas produções no meio ambiente. A moda, sendo a segunda indústria mais poluente do mundo (perdendo apenas para a indústria petroleira), tem buscado mudar os seus processos produtivos em prol de uma economia mais sustentável, que respeite a natureza e as pessoas envolvidas. 

Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a poluição dos oceanos, que está prejudicando drasticamente a biodiversidade marinha - o que prejudica também o ser humano, em diversas escalas. Campanhas como a "Menos 1 Lixo" ganharam notoriedade ao incentivar a diminuição do uso de materiais plásticos de uso único, como é o caso dos copos e garrafas descartáveis.

Como falamos aqui recentemente, 32 marcas de moda assinaram um pacto se comprometendo a reduzir os impactos ambientais, e salvar o oceano é uma das principais diretrizes. Paralelo a isso, muitas iniciativas surgem para buscar dar um novo uso a todo o plástico que já se encontra nos oceanos hoje. Com o avanço da tecnologia, as possibilidades se ampliam cada vez mais! 

A Adidas se uniu à ONG Parley for the Oceans para lançar um tênis feito com garrafas PET retiradas do mar. A parceria da Adidas com a ONG começou em 2015, e de lá para cá, a linha sustentável já se ampliou, produzindo também roupas e equipamentos de treino. Clássicos modelos de sneakers da marca foram lançados em versões especiais para o projeto. 

 

 

Outra marca que vem buscando maneiras criativas de diminuir a poluição dos oceanos é a Volcom, importante marca do segmento de surfwear e sportwear. Desde 2017, a Volcom introduziu em suas coleções o material Econyl®, um fio de nylon regenerado a partir de redes de pesca descartadas e outros resíduos poluentes. O mais interessante é que o nylon não perde a qualidade durante o processo, substituindo perfeitamente um material novo por outro 100% reciclado. A marca produz maiôs, biquínis, e equipamentos especiais para o surf com o Econyl! 

 

 

A Reformation, marca queridinha das fashionistas gringas, é outra que já utiliza o Econyl em suas produções. A maior parte das roupas de banho da label utilizam o material. E a marca é expert quando o assunto é matéria-prima sustentável, viu? Além do nylon reciclado, eles utilizam caxemira e algodão reciclados, além de priorizar o uso de fibras naturais. O melhor de tudo: a marca entrega no Brasil!

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!