/

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Conheça os benefícios do uso da inteligência artificial na área da saúde

Notícias
Saúde

Conheça os benefícios do uso da inteligência artificial na área da saúde

Tecnologia é capaz de auxiliar no diagnóstico e prevenção de novas doenças

Por Da Redação
Conheça os benefícios do uso da inteligência artificial na área da saúde
Foto: Freepik

A inteligência artificial (IA) está cada vez mais em evidência e tem promovido inúmeras transformações na sociedade. Dentre as áreas em que a tecnologia pode atuar, está a da saúde. Alguns podem até não saber, mas a novidade já vem sendo implementada em inúmeras especialidades ao redor do mundo.

Atualmente, a inteligência artificial tem maior interface nas áreas da radiologia, oncologia, cardiologia, patologia e oftalmologia. Especialistas indicam, no entanto, que há ainda um vasto campo a ser explorado, como análises genômicas, terapias personalizadas e pesquisa de medicamentos.

“A IA vem empoderando os profissionais de saúde e o próprio paciente. Ela nos faz descobrir, prever e resgatar informações, com vistas a processos de decisão melhores. Acredito que a inteligência artificial vai ampliar o acesso dos pacientes à saúde e diminuir desperdícios do sistema”, considera a diretora executiva de Tecnologia e Inovação da Beneficência Portuguesa (BP) de São Paulo, Lilian Quintal Hoffmann.

Na medicina, a IA vem sendo aplicada, principalmente, no diagnóstico de imagens, auxiliando na análise de imagens, como tomografias e ressonâncias magnéticas, para identificar tumores, lesões e outras anomalias com precisão superior à capacidade do olho humano.

Através da análise genômica, a IA também pode ajudar na identificação de mutações associadas a cânceres específicos, além de prever a susceptibilidade de um indivíduo a determinados tipos da doença.

Futuro da IA na medicina

Lilian Quintal Hoffmann acredita que a medicina caminha em um processo onde cada vez mais os profissionais de saúde terão suas decisões apoiadas por inteligência artificial, mas os profissionais de saúde continuarão sendo importantes assim como já acontece hoje. “Os médicos continuarão fazendo tudo que é restrito a um ser humano. A gente ainda não conseguiu substituir a empatia de um profissional de saúde na hora de comunicar um diagnóstico difícil a um paciente”, considera.

Ela ainda também destaca os cuidados que é preciso ter na adoção da tecnologia, já que o uso incorreto da IA na área da saúde também pode levar a diagnósticos imprecisos, decisões clínicas inadequadas e violações de privacidade, resultando em danos físicos e emocionais aos pacientes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102