Conheça os ministros da AGU, CGU e Secretaria-Geral

Jorge Messias, Vinícius Marques e Márcio Macêdo são os escolhidos para comandar as pastas

[Conheça os ministros da AGU, CGU e Secretaria-Geral ]

FOTO: Reprodução/Divulgação/Agência Brasil

Anunciados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jorge Messias, Vinícius Marques e Márcio Macêdo são os novos ministros da Advocacia-Geral da União (AGU), Controladoria-Geral da União (CGU) e Secretaria-Geral no novo governo, na respectiva ordem. Saiba mais sobre eles e suas experiências na trajetória política:

Jorge Messias

Funcionário de carreira, Jorge Rodrigo Araújo Messias, é o novo ministro da Advocacia-Geral da União (AGU) que, entre outras atribuições, faz a defesa dos Três Poderes em processos na Justiça e dá orientação jurídica a respeito de ações adotadas pelo governo federal.

O escolhido pelo presidente Lula é integrante da carreira de procurador da Fazenda Nacional e foi subchefe para assuntos jurídicos da Casa Civil durante o governo Dilma Rousseff.

Além de já ter exercido os cargos de procurador do Banco Central, consultor jurídico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, secretário de regulação e supervisão da Educação Superior no Ministério da Educação, subchefe de análise e acompanhamento de políticas governamentais da Casa Civil e assistente parlamentar do senador Jaques Wagner.

Messias é mestre e doutorando em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (UnB).

Vinícius Marques

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e em Direito Comparado pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, Vinícius Marques de Carvalho, é o escolhido pelo presidente Lula para ser o novo ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) do novo governo. 

A CGU é um órgão de controle interno do governo federal que atua em fiscalizações por meio de auditorias e ações de combate à corrupção. 

Marques foi especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG) do Governo Federal de 2006 a 2016, Secretário de Direito Econômico entre 2011 e 2012, Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de 2012 a 2016 e Yale Greenberg World Fellow em 2016.

O novo ministro integrou a equipe de transição do novo governo como parte do grupo responsável pela área de infraestrutura. Ele atuou ao lado de Paulo Pimenta, Miriam Belchior, Gabriel Galípolo, Maurício Muniz, Alexandre Silveira, Fernanda Batista e Marcos Cavalcante.

 

Márcio Macêdo

Natural da cidade de Esplanada, na Bahia, Márcio Costa Macêdo, tem 52 anos, é biólogo pela Universidade Federal do Sergipe e político filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Nomeado para assumir a Secretaria-Geral para o terceiro mandato de Lula, Macêdo será responsável por acompanhar o presidente nas agendas institucionais na relação com os órgãos da administração pública.

Deputado federal eleito por Sergipe desde 2010, o novo ministro também já foi tesoureiro da legenda e ocupa o cargo de vice-presidente nacional do partido.

Macêdo também foi professor da rede pública estadual no Sergipe, secretário de Meio Ambiente no Estado e superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). 
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das mães: como harmonizar vinhos para almoço, brunch ou jantar de celebração?   ]

Sommelière da Wine reúne sugestões de eventos para comemorar a ocasião e dá dicas de harmonização

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!