Conheça seis vírus e bactérias que podem causar câncer

Vírus e bactérias estão entre os agentes externos associados a alguns tipos específicos de câncer

[Conheça seis vírus e bactérias que podem causar câncer]

FOTO: Reprodução

O câncer é caracterizado pelo crescimento desordenado de células em alguma parte do corpo, que formam tumores ao se juntarem. Segundo estudos, as causas para esse problema são uma soma de informações genéticas e agentes externos. 

Vírus e bactérias estão entre os agentes externos associados a alguns tipos específicos de câncer. Veja os tipos de infecções que podem ser cancerígeno:

HPV

O papiloma vírus humano (HPV) é um dos mais comuns, no tema. Sendo responsável pelo câncer do colo do útero, ânus, pênis, laringe e boca. Com mais de 150 tipos registrados, os tipos 16 e 18 são apontados como causadores de aproximadamente 70% de todos os cânceres do colo do útero e cerca de 90% de outros tipos de câncer relacionados ao HPV, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Hepatites B e C

As Hepatites B (HBV) e C (HCV), quando não tratada a após contaminação por meio do contato com sangue contaminado, podem provocara cânceres de fígado (carcinoma hepatocelular), de ductos biliares e leucemia.

HIV

As pessoas que tiveram contato com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) além de terem risco de desenvolver a Aids, este pode vir a causa o câncer de ânus, fígado, ductos biliares, pele não melanoma, endotélio, vulva, vagina, colo de útero, pênis, sarcoma de Kaposi, linfoma não Hodgkin, linfoma de Hodgkin.

O vírus causador da aids está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, além da transmissão por relações sexuais, sem preservativos.

Helicobacter pylori

A primeira bactéria da lista, é um agente que ataca principalmente o sistema gastrico. O corpo estranho se esconde no estômago, esôfago e intetino e pode causar câncer de pâncreas e carcinoma hepatocelular. A saliva e a ingestão de alimentos ou água contaminada são as formas conhecidas de transmissão da bactéria. 

HTLV

Conhecido como o “primo do HIV”, o vírus linfotrópico de células T humanas do tipo 1 (HTLV-1) pode ser o responsável por casos futuros de leucemia/linfoma T do adulto.

Epstein-Barr (EBV)

Já o vírus Epstein, chamado de doença do beijo, porque a infecção ocorre pela transferência de saliva. Este pode causar linfoma de Burkitt, linfoma não Hodgkin, linfoma T/NK, linfoma de Hodgkin e carcinoma nasofaríngeo. 


Comentários