• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Conselheiro de Segurança dos EUA vem ao Brasil para debater mudanças climáticas

Conselheiro de Segurança dos EUA vem ao Brasil para debater mudanças climáticas

Comitiva de Jake Sullivan desembarca na próxima quinta-feira (5)

Por Da Redação
Ás

Conselheiro de Segurança dos EUA vem ao Brasil para debater mudanças climáticas

Foto: Getty Images

O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, desembarca no Brasil na próxima quinta-feira (5) para realizar uma visita com foco na Amazônia e mudanças climáticas. Além de encontrar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o conselheiro vai se reunir com governadores da região da Amazônia para dar continuidade às conversas iniciadas pelo enviado especial do governo americano sobre o Clima, John Kerry, na semana passada. 

Em reunião, Kerry debateu com o grupo dos governadores brasileiros da Região Norte  questões sobre possíveis financiamentos americanos a programas estaduais voltados para combater o desmatamento ilegal. A visita de Jake Sullivan marca o primeiro encontro entre um representante do governo de Joe Biden com Bolsonaro. 

O presidente americano não manteve, até o momento, nenhuma conversa direta com o mandatário brasileiro em mais de seis meses de governo. E segundo a autoridade americana, o contato não deverá acontecer durante a visita oficial. "Pela minha experiência, quando o presidente Biden se encontra com um líder estrangeiro, ele quer levar resultados concretos. E isso poderá vir de uma recomendação do conselheiro de segurança nacional quando ele retornar".

Perguntado sobre a abertura de um inquérito administrativo sobre ataques à legitimidade das eleições pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a autoridade do governo americano afirmou que estão preparados para "ter esse tipo de conversa" com aliados.

"Quando conversamos com o ministro das Relações Exteriores ou com Bolsonaro, vamos compartilhar nossas perspectivas sobre nossa política em relação à democracia", afirma o americano. "Se nós quisermos ter credibilidade ao criticar o regime cubano e a forma com que desrespeita os direitos humanos de pessoas que querem apenas a liberdade e direitos fundamentais, precisamos também ter esse tipo de conversa com nossos aliados próximos", completou.

Objetivo da visita

A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca disse em um comunicado que a visita da delegação pretende "fortalecer a parceria estratégica" entre EUA e Brasil, melhorar a estabilidade regional e ajudar a abrir caminho para a recuperação da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A autoridade americana também afirmou que os EUA preparam a doação de uma nova leva de vacinas para o Brasil e outros países da região. No entanto, não disse para quando está previsto o envio dos novos lotes de imunizantes e nem as quantidades disponibilizadas. O Brasil já recebeu parte das cerca de 110 milhões de doses distribuídas pelos EUA para mais de 60 países em todo o mundo. Em junho os EUA doaram mais de 3 milhões do imunizante da Janssen de dose única ao Brasil.

Além disso, também farão parte da delegação americana ao Brasil os assessores do presidente Biden para Tecnologia e Segurança Nacional, Tarun Chhabra, e o diretor sênior de cibersegurança, Amit Mital. O principal foco dessas conversas será em relação à tecnologia 5G na região. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.