Conselheiro médico de Biden comunica a OMS que Estados Unidos vão aderir à Covax

Primeiros lotes para países pobres serão entregues em fevereiro

[Conselheiro médico de Biden comunica a OMS que Estados Unidos vão aderir à Covax]

FOTO: Reprodução/Jornal de Brasília

Após a posse de Joe Biden como o 46º presidente americano, os Estados Unidos pretendem se juntar à iniciativa Covax Facility, coalizão global liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa universalizar vacinas contra Covid-19. A meta foi informada pelo principal conselheiro médico da Casa Branca, Anthony Fauci, à entidade nesta quinta-feira (21). O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, saudou o anúncio feito ao conselho executivo da entidade afirmando: "Esse é um bom dia para a OMS e um bom dia para a saúde global". 

Os primeiros lotes de vacinas para países pobres pela Covax devem ser entregues em fevereiro, disseram autoridades da OMS nesta semana, apesar de manifestarem preocupações de que os países ricos estão ficando com a esmagadora parcela das doses disponíveis. O mecanismo é gerenciado pela OMS com a aliança para vacinas Gavi. 

Nesta quinta, a entidade informou que 1,8 bilhão de doses devem ser distribuídas ao longo de 2021 para 92 países elegíveis por meio da Covax. Fauci reiterou que os EUA permanecerão como membros da OMS, aceno que já havia sido feito na última quarta-feira, e "cumprirão suas obrigações financeiras", disse o diretor do Instituto Nacional de Doenças Alérgicas e Infecciosas dos Estados Unidos desde 1984.  


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!