Conselho de Ética analisa representações contra deputados na quarta-feira (3)

Acusações em desfavor de Carla Zambelli, Bia Kicis e Eduardo Bolsonaro serão discutidos

[Conselho de Ética analisa representações contra deputados na quarta-feira (3)]

FOTO: Alan Rones/Câmara dos Deputados

Nesta quarta-feira (3), às 11h, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara vai discutir pareceres referentes a vários processos apresentados junto ao colegiado. O plenário ainda será definido.

O primeiro item será a discussão e votação do parecer do deputado Marcelo Nilo (Republicanos-BA), em processo movido contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP). Ela foi acusada pelo Partido dos Trabalhadores de fazer postagem em redes sociais ofensiva ao senador Humberto Costa (PT-PE) (Representação 12/22). 

Outra representação contra Zambelli será analisada. Acusada pelo PT de quebra de decoro por posts feitos em redes sociais que supostamente incitavam a população contra as medidas sanitárias para contenção da pandemia do novo coronavírus. O relator é o deputado Mauro Lopes (PP-MG).

O processo referente às representações 5/22 e 6/22 em desfavor da deputada Bia Kicis (PL-DF), parecer do deputado Pinheirinho (PP-MG) também está na lista de avaliações. Kicis é acusada pelo PSOL e pelo PT de insuflar motim da Polícia Militar da Bahia, em publicações nas mídias sociais. O Conselho também irão analisar representação onde Bia Kicis foi acusada pelo PT de divulgar dados pessoais de médicos que participaram de debate sobre a vacinação contra a Covid-19 no Ministério da Saúde (Representação 17/22).

Denúncia da PGR

A acusação do partido Novo contra o deputado Wilson Santiago (Republicanos – PB) por quebra de decoro por ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República, em 2019, pelos crimes de organização criminosa e corrupção passiva, está entre as representações que deve ser discutida pelo Conselho de Ética. 

Devem ser feita a leitura, discussão e votação do parecer do deputado Igor Timo (Pode-MG) referente à Representação 8/22, do PSB, PT, PDT, PSOL e PCdoB, em desfavor do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Os partidos acusam o parlamentar de quebra de decoro por publicação nas redes sociais que supostamente ofendia as mulheres integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Sobre o mesmo tema será analisado o parecer do deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), referente à Representação 9/22, do Psol e PT contra o deputado Delegado Éder Mauro (PL-PA). As legendas acusam o parlamentar de quebra de decoro por posts em redes sociais que também ofenderiam deputadas da CCJ.

E por fim o colegiado vai discutir e votar o parecer do deputado Adolfo Viana (PSDB-BA) referente às Representações 18/22, do PP, e 19/22 (apensada), do PT, em desfavor do deputado Kim Kataguiri (União-SP). O deputado foi acusado pelos partidos de apologia ao nazismo.


Comentários