Ex-governador do DF volta a perder direitos políticos após decisão de ministro do STJ

José Roberto Arruda havia se tornado elegível após anulação da sua condenação há um mês

[Ex-governador do DF volta a perder direitos políticos após decisão de ministro do STJ]

FOTO: Agência Brasil

Após a revogação da decisão que anulava a condenação do ex-governador do Distrito Federal, expedida pelo ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Gugel de Faria, José Roberto Arruda perdeu novamente os seus direitos políticos.

O político havia sido condenado por improbidade administrativa, mas uma decisão do presidente da Corte, Humberto Martins, anulou a sua condenação e devolveu seus direitos políticos. Com o novo parecer, no entanto, Arruda, que era pré-candidato a deputado federal pelo PL, volta a tornar-se inelegível.

A defesa de Arruda classificou a decisão como “equivocada”, por não considerar dois fatos novos: “uma decisão do STF, no caso da operação Caixa de Pandora, que torna claro o direito pleiteado, e a própria omissão total do TJDF sobre um pedido da defesa, o que por si só configurou grave ofensa ao devido processo legal”.

José Roberto Arruda foi senador, deputado federal e governador no Distrito Federal. Com uma vida política marcada por escândalos, como o da adulteração do painel de votação do Senado e o do mensalão do DEM, Arruda chegou a ser preso, em 2010.


Comentários