Conselho de Ética da Câmara analisará casos de quebra de decoro parlamentar
Reunião abordará representações envolvendo deputados Célia Xakriabá e André Fernandes

Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reunirá em plenário nesta terça-feira (7), às 11h, para analisar dois pareceres preliminares referentes a acusações de quebra de decoro parlamentar.
O primeiro caso envolve o parecer do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) à Representação 9/23, apresentada pelo PL contra a deputada Célia Xakriabá (Psol-MG). O partido solicita que a deputada seja sancionada por alegações de ter ofendido outros deputados que votaram a favor do projeto do marco temporal de terras indígenas (PL 490/07) no Plenário da Câmara, no final de maio. Até o momento, o deputado Magalhães não divulgou seu parecer sobre o caso.
O segundo caso em pauta envolve o parecer do deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ) à Representação 19/23, apresentada pelo PT contra o deputado André Fernandes (PL-CE) por supostas declarações discriminatórias durante a votação da reforma tributária. Até o momento, o deputado Gutemberg Reis também não tornou público o seu parecer em relação a esse caso.