Conselho lança site com orientações sobre cuidado com a visão

Página incentiva a procura por profissionais qualificados

Por Da Redação
Às

Conselho lança site com orientações sobre cuidado com a visão

Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) lançou um site voltado à população. O portal ressalta a importância de buscar profissionais qualificados em caso da necessidade de ajuda ou suspeitas associadas à visão.

O site www.emdefesadaoftalmologia.com.br também traz alertas sobre informações falsas ou distorcidas que circulam na internet, em redes sociais ou em sites e fala sobre a necessidade de buscar orientações sobre o tema com profissionais formados e fontes seguras.

A página destaca ainda que o cuidado dos olhos só pode ser feito por médicos oftalmologistas, profissionais formados em medicina e que se especializaram nesta área. As informações ponderam que óticas muitas vezes oferecem procedimentos popularmente conhecidos como “exames de vista”, mas isso em geral ocorre de forma vinculada à compra de óculos no estabelecimento. Este tipo de “venda casada” é ilegal e deve ser denunciada, ressalta o conselho. 

Quando pessoas e estabelecimentos comerciais assumem condutas que só podem ser feitas por um médico, conforme indica a lei,  ocorreuma prática denominada “exercício ilegal da medicina”, um crime previsto no Código Penal.

Isso vale também, informa o site, para o caso dos optometristas. Estes profissionais possuem formação superior, mas não são médicos e não podem assumir a condição ou atuar como profissional de medicina, sob a pena de exercício ilegal da profissão.

Optometristas podem detectar distúrbios de visão ou doenças oculares e receitar óculos e lentes, mas não podem tratar e nem operar doenças relacionadas aos olhos. Eles atuam como apoio aos médicos oftalmologistas, no atendimento primário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário