Conselho Municipal de Saúde pede ao MP abertura urgente dos Hospital Metropolitano
O hospital ainda não foi inaugurado

Foto: Reprodução
O Conselho Municipal de Saúde, da cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana, protocolou nesta segunda-feira (1), no Ministério Público do estado, o pedido de urgência para que o Governo do Estado disponibilize para utilização o Hospital Metropolitano para atendimento de pacientes com a Covid-19. O hospital ainda não foi inaugurado, tendo previsão de leilão na Bolsa de Valores para este mês de março. O leilão definirá quem vai administrar a unidade de saúde em contrato modelo PPP (Parceria Público-Privada).
"Considerando a necessidade emergencial de leitos para salvar vidas diante do eminente risco de colapso dos serviços de saúde e do crescimento de casos, solicitamos que sejam ampliados o número de leitos para Covid-19 pelo Governo do Estado da Bahia, bem como realizada a abertura do Hospital Metropolitano com leitos para atendimento da Covid-19, conforme anunciado pelo governo e secretaria de saúde do estado da Bahia. Solicitamos que esse procedimento ocorra em caráter de urgência, tendo em vista que o risco de demora pode representar a perda de vidas e omissão de socorro aos que precisam e não encontram leitos hospitalares", diz parte do documento. [Confira completo aqui]
Na Bahia, a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 83% nesta segunda-feira (01). Das 1.135 vagas reservadas à terapia intensiva para adultos, 941 estão ocupadas.
Na UTI pediátrica, a ocupação é de 67%. Os leitos de enfermaria destinados aos adultos atingiram 64% do limite. São 1.028 vagas, mas 657 já estão preenchidas. Quanto aos voltados para as crianças, são 38 ocupados, de um total de 51, o que corresponde a 75% da capacidade. As taxas se referem aos leitos SUS.