Conselhos da Câmara e do Senado acumulam 54 representações em dois meses de legislatura
O órgão também está com algumas representações arquivadas

Foto: Agência Brasil
Os Conselhos de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, acumulam 54 representações apresentadas para colegiados em apenas dois meses de legislatura.
O presidente do Conselho, Jayme Campos, não convocou a votação de nenhum processo desde setembro de 2019. O órgão também está com algumas representações paradas, como a ação que apura as ações de Flávio Bolsonaro e Marcos do Val, após denuncias de um suposto plano para espionar o ministro Alexandre de Moraes.
A Câmara dos Deputados tem atualmente 15 representações no Conselho. O regime interno da pasta determina que cada representação deve ser arquivada automaticamente após o fim da legislatura. Assim, A Casa tem 19 processos contra deputados arquivados.
Entre eles, está a representação contra a deputada federal Bia Kicis, que divulgou em um grupo no whatsapp os dados pessoais de três médicos que defendiam a vacinação de crianças contra Covid-19. Há também uma representação contra Eduardo Bolsonaro, acusado de debochar da tortura sofrida pela jornalista Miriam Leitão durante a ditadura militar.