Diplomata ucraniano rebate Lula após presidente defender concessão da Crimeia à Rússia
Presidente brasileiro disse que Volodymyr Zelensky 'não pode querer tudo'

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O diplomata ucraniano aposentado Olexander Scherba usou o Twitter, na última sexta (7), para rebater falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na quinta (6), o petista sugeriu que a Ucrânia teria de ceder o território da península da Crimeia e negociar com a Rússia pelo fim da guerra.
“O presidente do Brasil, Lula da Silva, disse que ‘Zelensky não pode querer tudo!’ Defina ‘tudo’, por favor! A soberania da Ucrânia sobre sua própria terra? Você aplicaria esse princípio a si mesmo?”, disse ele.
Durante um café da manhã com jornalistas na quinta (6), Lula tinha pontuado que o conflito “já passou da conta” e defendeu que Moscou não pode ficar com o terreno ucraniano. Apesar disso, o presidente ponderou que a Ucrânia, que foi invadida, faça concessões a Vladimir Putin.
“Putin não pode ficar com terreno da Ucrânia. Talvez nem se discuta a Crimeia. Mas o que ele invadiu de novo, vai ter que repensar”, afirmou, acrescentando que “Zelensky não pode também ter tudo o que ele pensa que vai querer”.