Consórcio do Nordeste pedirá audiência com Queiroga para discutir uso da Sputnik V no PNI
Ontem (21) o ministro da Saúde sinalizou que o contrato da pasta para aquisição de 10 milhões de doses do imunizante deve ser rescindido

Foto: Reprodução/G1
O governador do Piauí, e o presidente do Consórcio do Nordeste, Wellington Dias (PT), solicitará nesta quinta-feira (22), uma audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para discutir sobre a inclusão ou não da vacina russa, Sputnik V, no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra o novo coronavírus.
O ministro sinalizou na última quarta-feira (21), que o contrato da pasta para aquisição de 10 milhões de doses do imunizante desenvolvido pelo Instituto Gamaleya deve ser rescindido, como ocorrerá com a indiana Covaxin.
"O ministro gravou um vídeo ontem praticamente descartando qualquer tipo de apoio ou incorporação da vacina no PNI. Como isso foi em uma entrevista, formalizamos um documento ao ministério e estamos solicitando no dia de hoje uma reunião, com o ministro e os governadores do Nordeste, para saber qual a opinião oficial do ministro, se ele quer ou não vacinas para o Brasil", anunciou.
Rui acrescentou dizendo que dezenas de países possuem interesse na Sputnik V, e disse que pelo menos 60 milhões de doses do imunizante russo já foram aplicadas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em junho, pedidos de autorização excepcional e temporária para a importação da Sputnik V.