Vídeo: "Constroem um novo português falado no Brasil”, afirma Tainã Cardoso sobre influência das línguas quimbundo e quicongo

Tainã foi uma das convidadas do episódio desta semana do Podomblé, da FB Comunicação

[Vídeo:

FOTO: Farol da Bahia

Tainã de Santana Cardoso, Especialista em Africanidades e Cultura Afro-Brasileira, falou, nesta segunda-feira (16), durante o podcast Podomblé, produção da FB Comunicação, sobre a influência das línguas quimbundo e quicongo no vocabulário dos brasileiros. Para Tainã, é importante discutir sobre essas línguas em sala de aulas, pois elas “constroem um novo português falado no Brasil”.

“A gente tem um termo banto o ‘ba’ do banto é um plural, então eu estou remetendo a pessoas que é o plural do ‘munto’.  E eu faço uma analogia na forma como a gente estrutura nossa expressão aqui ‘os menino’, ‘as casa’, ‘as cadeira’,” afirmou

“Eles [alunos] conseguem observar essa influência a partir dessas outras línguas e não em um viés pejorativo, de um preconceito linguístico de dizer que minha vó, minha mãe fala errado. Elas simplesmente estão trazendo à tona uma outra linguagem, uma outra textualidade,” acrescentou.  

Tainã ressalta ainda que a forma como as pessoas estruturam sua linguagem e modo ser está diretamente ligada com essas línguas. 

“Nós temos por exemplo as palavras ‘bunda’,’samba’ que são derivadas do quimbundo e quicongo. Inclusive, recentemente, eu encontrei a palavra baba que fala ‘vamo bater um baba’ é quicongo e quimbundo. A gente estrutura nossa linguagem, nossa maneira de ser a partir desse veis e isso influencia na morfologia, no léxico, na sintaxe, na fonética. Tudo daí embreado a partir dessas línguas,” completou. 

O episódio desta semana do Podomblé, apresentado por Adriano Azevedo, teve como tema “Línguas Africanas: a comunicação utilizada dentro dos Terreiros de Candomblé".

Além de Tainã, o programa teve como convidados o  Escritor, poeta e palestrante com foco em linguagens e narrativas que ressaltem o valor imensurável dos saberes ancestrais africano, Abiola Akande Yayi; e o Membro do Grupo de Pesquisa Yorubantu: epistemologias Yorùbá e Bantu nos estudos literários, linguísticos e culturais, Adinelson Farias de Souza Filho - Àkànbí Odę.

Confira mais no vídeo abaixo:

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Vitória da Conquista tem 'Feira Saúde Mais Perto' com serviços gratuitos]

Serviços como emissão de segunda via do RG e de antecedentes criminais de serão oferecidos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!