Consumo de biscoitos e refrigerantes cresce entre os brasileiros, diz pesquisa
Os dados são da Horus, com base em 40 milhões de notas fiscais emitidas por estabelecimentos do país

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O consumo de biscoitos e refrigerantes cresceu no Brasil no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2021, segundo uma pesquisa da Horus, empresa de inteligência de mercado.
O levantamento analisou 40 milhões de notas fiscais emitidas por estabelecimentos do país. Dessa forma, foi possível verificar que a incidência de biscoitos subiu em todas as faixas de renda.
Entre janeiro e junho deste ano, nas classes A e B, as bolachas ocuparam cerca 20,4% dos carrinhos, contra 16,9% no primeiro semestre de 2021. Já na classe C, a incidência saltou de 19,2% para 22,4% em um ano. O aumento foi ainda maior nas classes D e E – saindo de 22,7% para 26,4%.
A pesquisa também mostrou que a média de itens comprados e o ticket médio (gasto com o produto) avançou nos três grupos, especialmente entre as classes C e D, com alta de 10% e 27,2% nessas categorias, respectivamente.
Os refrigerantes também tiveram aumento no consumo em todas as faixas de renda. Essa alta foi mais expressiva na classe A, que passou de 15,7%, no primeiro semestre do ano passado, para 18,2% no mesmo período deste ano (+2,6 p.p.).
Em análise da média de itens e do ticket médio, as classes C e D apresentaram destaque, com uma alta de 22,3% e 32,5%, respectivamente.