Consumo de frutas, hortaliças e feijão cresce durante a pandemia, diz estudo

Aumento foi de 40,2% para 44,6%

[Consumo de frutas, hortaliças e feijão cresce durante a pandemia, diz estudo ]

FOTO: Agência Brasil

Uma pesquisa realizada pelo NutriNet Brasil, feita pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), aponta um aumento generalizado na frequência de consumo de frutas, hortaliças e feijão durante a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo o estudo, o aumento foi de 40,2% para 44,6%.

Por outro lado, nas regiões Norte e Nordeste e entre pessoas de escolaridade mais baixa houve aumento no consumo de alimentos ultraprocessados, produtos industrializados que contêm adição de muitos ingredientes, como açúcares, sais, adoçantes, corantes, aromatizantes e conservantes. A informação é da Agência Brasil. Para os pesquisadores do estudo, os resultados sugerem desigualdades sociais na resposta do comportamento alimentar à pandemia. Esses resultados são o recorte do estudo que começou em janeiro de 2020 e pretendem conhecer o impacto da pandemia sobre o comportamento alimentar da população. 

Como é feito

Para realizar o estudo, o NutriNet Brasil aplicou o mesmo questionário alimentar em dois momentos: entre 26 de janeiro e 15 de fevereiro (antes da pandemia) e entre 10 e 19 de maio (durante a pandemia). Foi questionado o consumo de uma série de alimentos no dia anterior ao preenchimento do formulário. A amostra é representada, em sua maioria, por jovens adultos, de 18 a 39 anos (51,1%), mulheres (78%), residentes da região Sudeste do Brasil (61%) e com nível de escolaridade superior a 12 anos de estudo (85,1%).
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!