• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Consumo de sal nas Américas é três vezes maior que recomendado por OMS

Consumo de sal nas Américas é três vezes maior que recomendado por OMS

Opas sugere metas para reduzir produto na alimentação

Por Da Redação
Ás

Consumo de sal nas Américas é três vezes maior que recomendado por OMS

Foto: Reprodução/R7

A população das Américas consomem entre 8,5 e 15 gramas de sal por dia, quantidade três vezes maior do que a recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para estimular novos hábitos, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço direito da OMS, apresentou novas metas regionais para a redução do sal na dieta da população. O objetivo é reduzir o teor de sódio dos alimentos processados, como pães, cereais e grãos, carnes processadas e laticínios.

De acordo com o diretor de Doenças Transmissíveis e Saúde Mental da Opas, Ansel Hennis, os países das Américas haviam concordado em reduzir o consumo de sal em 30% até 2025.  

Conforme a Opas, a comida processada possui grande quantidade de sal e é muito consumida em todo o continente americano. A instituição alerta que ingerir sal em excesso contribui para maior risco de doenças cardiovasculares, como pressão alta. Cerca de 9,4 milhões de pessoas morrem dos impactos da hipertensão por ano.  

Estudos médicos também certificaram que consumir menos de 5 gramas de sal por dia pode reduzir riscos de doenças do coração e de acidente vascular cerebral (AVC).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário