Consumo volta a crescer nas oito maiores capitais do Brasil
Pesquisa da Geofusion aponta lenta recuperação econômica

Foto: Rovena Rosa/Agencia Brasil
Uma pesquisa da Geofusion, divulgada recentemente, aponta um crescimento de consumo nas oito capitais mais populosas do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Curitiba e Manaus. Dentre as principais categorias de consumo estão os produtos de higiene e cuidados pessoais; vestuário; e joias e bijuterias.
Com um dos piores resultados em 2020, o setor do vestiário se recupera, com um salto de R$47,7 bilhões para R$82,8 bi em 2021, um aumento de 67% nas intenções de compra. Em relação às classes sociais que mais consomem os produtos, em São Paulo (40%), Rio de Janeiro (41%) e Brasília (56%) são as cidades em que a classe A lidera. Já em Manaus, as famílias de classe A respondem por 8% das compras; Salvador, 22%, Fortaleza, 24%; Belo Horizonte, 25%, e Curitiba, 33%.
O setor de joias e bijuterias aponta uma recuperação superior a 50% em algumas cidades, indo de R$ 5,40 bi, no ano passado, para R$ 8,10 bi, em 2021. As capitais São Paulo, Curitiba e Salvador registraram um aumento de consumo de 51%.
O consumo de produtos de higiene e cuidados pessoais subiu 6% no período mais crítico da crise sanitária. Em valores, este ano o consumo chegou em R$ 145,30 bilhões contra R$ 122,60 bi, de 2020. As capitais que mais apresentaram o aumento foram Belo Horizonte, Fortaleza e Brasília (19%), São Paulo, Manaus e Curitiba, Salvador e Rio (18%).
No entanto, o consumo de produtos de higiene e cuidados pessoais não caiu na pandemia, apresentando um crescimento desde 2018, mesmo com as restrições da Covid-19.