Conta de luz poderá ser paga através do pix em 11 Estados

Cinco estados já utilizam esse meio para quitação de débitos

[Conta de luz poderá ser paga através do pix em 11 Estados]

FOTO: Reprodução/ Banco Central

Em breve, consumidores de onze estados vão poder pagar as contas de energia através do pix, sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central. Cinco estados já utilizam esse meio para quitação de débitos. Desde novembro de 2020, as faturas digitais passaram a contar com um QR Code e com um link que redireciona o cliente para a tela de pagamento.

O primeiro grupo a adotar a tecnologia no país foi a Neoenergia, que atende consumidores na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Mato Grosso do Sul. De acordo com a empresa, o uso da ferramenta vai ser ampliado neste ano e poderá ser utilizado também por quem receber a fatura impressa.  

Já a CPFL, que atua em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, deve adotar um sistema semelhante em todas as faturas, inclusive as impressas, até o fim de fevereiro. A Enel, com clientes no Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Ceará, também pretende oferecer a opção no futuro. 

Para liberar o pagamento pelo Pix, a distribuidora de energia precisa disponibilizar, pela conta de luz digital ou impressa, um QR Code, um link ou informar uma “chave”. 

O Pix pode ser usado por qualquer pessoa que tenha uma conta bancária, seja corrente ou poupança, e um celular com acesso à internet. O cliente pode optar por cadastrar uma “chave” para realizar as transações, que pode ser o número de CPF, celular ou e-mail. De acordo com dados do Banco Central, há 133,9 milhões de chaves já cadastradas.


Comentários