Contratação de crédito consignado para aposentados e pensionistas tem 35% de margem até o final do mês
Término da margem consignável ampliada se aplica a outros convênios de instituições públicas

Foto: Agência Brasil
Os pensionistas e aposentados podem contratar o Crédito Consignado da Caixa Econômica Federal, por meio do convênio Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) até o fim do ano com a margem consignável ampliada de 35%.
A partir de janeiro, as novas contratações, renovações e portabilidades dos aposentados ou pensionistas do INSS, terão um limite de comprometimento de 30% dos rendimentos.
Além disso, o prazo também se aplica aos convênios de trabalhadores de instituições públicas, que também foram beneficiados pela MP 1.006/2020. A lei, adotada no período de calamidade pública em função da pandemia da Covid-19, tem validade temporária.
Crédito consignado e margem consignável
O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo em que as prestações são descontadas diretamente do salário ou benefício do INSS.
Já a margem consignável faz com que o empréstimo não comprometa a maior parte dos rendimentos do cliente para o pagamento das parcelas. A medida é estabelecida em lei e evita o superendividamento dos trabalhadores ou segurados do INSS.


