Contrato entre Caixa Economica Federal e Governo da Bahia promete viabilizar obras de mobilidade
Expectativa é de que até 2028 todos os trens do VLT estejam em operação

Foto: Divulgação/ Skyrail Bahia
O Governo do Estado da Bahia assinou um contrato de financiamento de 600 milhões com a Caixa Econômica Federal, que deve custear obras como Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e outras obras de mobilidade. Apesar de ter sido publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta (25), a negociação e a assinatura entre as entidades aconteceu na sexta-feira (19).
O contrato faz parte de uma linha de crédito voltada ao financiamento de projetos de infraestrutura e saneamento ambiental. A Companhia de Transporte da Bahia (CTB) é o interveniente anuente e agente promotor.
Segundo publicado no Diário Oficial, os recursos só poderão ser aplicados conforme autorizado pela Lei nº 14.894, de 9 de maio de 2025, que autorizou o empréstimo.
Expectativa do início das operações
Os serviços do primeiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), da Calçada até o Lobato, têm expectativa de ter as operações iniciadas em janeiro de 2026, de forma assistida (fase de teste, sem pagamento de tarifa). O anúncio foi feito pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).
Segundo o governo, a previsão é de que 40 trens comecem a ser enviados para Salvador no segundo semestre de 2025. A capacidade para o transporte será de 400 passageiros, sendo 77 lugares sentados e 323 lugares em pé. A expectativa é de que até 2028 todos os trens estejam em operação.