• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • COP30: Marina Silva diz que governo busca preços “compatíveis e justos” para hospedagem

COP30: Marina Silva diz que governo busca preços “compatíveis e justos” para hospedagem

Segundo a ministra, o objetivo é garantir que delegações de países vulneráveis consigam participar do evento

Por Da Redação
Às

Atualizado
COP30: Marina Silva diz que governo busca preços “compatíveis e justos” para hospedagem

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta quinta-feira (14) que o governo federal e o governo do Pará atuam para tornar “compatíveis e justos” os valores de hospedagem durante a COP30, prevista para ocorrer entre 10 e 21 de novembro, em Belém (PA).

Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ela declarou que há disponibilidade de leitos, mas que o custo está acima do adequado. “O que não está compatível são os preços. E há um esforço muito grande nesse momento para que os preços se tornem compatíveis e justos. Não se pode ter um aumento da diária no volume em que foi aumentado”, disse.

Segundo a ministra, o objetivo é garantir que delegações de países vulneráveis consigam participar do evento com diárias acessíveis. Representantes internacionais têm relatado que os preços previstos estão de 10 a 15 vezes superiores aos de conferências anteriores.

Marina Silva também comentou sobre o histórico de engajamento dos Estados Unidos nas negociações climáticas. De acordo com ela, a presença efetiva do país é recente. “Eles não estavam no Protocolo de Kyoto. Foi muito recente, com o governo Obama e com o governo Biden, que os Estados Unidos entraram na COP. Eles participavam, mas era para atrapalhar, para evitar que as coisas avançassem”, afirmou.

A ministra recordou que, durante o governo Donald Trump, os EUA deixaram o Acordo de Paris, e acrescentou que “muita coisa andou mesmo sem a participação deles”. Ela destacou ainda que o país “é o segundo maior emissor do planeta”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário