Copa do Brasil 2026 começa nesta terça-feira (17)

Em sua 38ª edição, competição passa a reunir 126 clubes, amplia número de fases e partidas e terá decisão em final única pela primeira vez na história

Por Da Redação
Às

Atualizado
Copa do Brasil 2026 começa nesta terça-feira (17)

Foto: Rafael Ribeiro/ CBF

A Copa do Brasil 2026 começa nesta terça-feira (17) inaugurando uma nova era para a competição mais democrática do futebol nacional. Em sua 38ª edição, o torneio alcança números históricos: pela primeira vez, contará com 126 clubes, superando o antigo formato de 92 equipes e consolidando-se como a maior edição desde a criação, em 1989.

 

A reformulação promovida pela CBF amplia não apenas o número de participantes, mas também o alcance da competição. O total de partidas sobe de 122 para 155, as vagas destinadas às Federações Estaduais passam de 80 para 102 e o torneio ganha duas fases adicionais, chegando a nove etapas.

Entre as 126 equipes confirmadas, 17 fazem sua estreia na competição: Penedense-AL, Porto-BA, Tirol-CE, Porto Vitória-ES, Primavera-MT, Pantanal-MS, Betim-MG, Serra Branca-PB, Maguary-PE, Sampaio Corrêa-RJ, Laguna-RN, Guaporé-RO, Monte Roraima-RR, Barra-SC, Santa Catarina-SC, Primavera-SP e Velo Clube-SP. Com isso, a Copa do Brasil atinge a marca de 415 clubes participantes ao longo de sua história.

A estrutura do torneio também passa por mudanças. A primeira fase reúne 28 clubes. Na segunda, entram 74 equipes; na terceira, mais quatro. Os 20 times da Série A ingressam apenas na quinta fase. Da primeira à quarta etapa, os confrontos serão decididos em jogo único, com disputa por pênaltis em caso de empate. A partir da quinta fase até a semifinal, os duelos serão em partidas de ida e volta.

A grande novidade fica para a decisão. Em 2026, a Copa do Brasil terá final em jogo único pela primeira vez, com data-base marcada para 6 de dezembro. O modelo segue o padrão de competições internacionais e promete potencializar o impacto esportivo, turístico e comercial do evento que encerrará o calendário nacional.

Outra inovação é no campo esportivo: além do campeão, que segue garantindo vaga direta na fase de grupos da Libertadores, o vice-campeão também será contemplado, assegurando classificação para a fase preliminar do torneio continental.

Com as mudanças, a CBF busca ampliar a representatividade nacional, fortalecer o calendário do futebol profissional masculino e transformar a Copa do Brasil em um produto ainda mais atrativo dentro e fora de campo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.